Bem vindo (a)!!!


terça-feira, 26 de outubro de 2010

“Dobradinha” Atividade Física + Alimentação

       Primeiro ponto crucial para uma boa qualidade de vida é distinguir o “atleta” da pessoa “fisicamente ativa”, ou seja, um atleta tem em seu dia-a-dia uma carga horária de atividade física mais intensa que uma pessoa que faz apenas uma hora de caminha, musculação ou dança. Partindo deste ponto o atleta tem seu metabolismo mais acelerado e suas necessidades nutricionais aumentadas, ao mesmo tempo em que a pessoa “fisicamente ativa” busca com a atividade física uma melhor qualidade de vida e bem estar.
        A alimentação nesses dois casos é a grande aliada, porem com estratégias e objetivos bem próprios. A dica que segue refere-se a pessoas “fisicamente ativas”.
        A alimentação dessas pessoas deve conter em sua grande parte alimentos que forneçam carboidratos (pães, arroz, macarrão etc.), fontes de glicose o principal combustível do nosso corpo. Podendo desta forma serem consumidos de 3 a 4 horas antes das atividades físicas.
        Assim como os carboidratos, uma dieta balanceada deve conter: Proteínas (leite, iogurte, queijo etc.), Lipídeos (azeite de oliva, abacate, nozes etc.), Vitaminas, Minerais e Antioxidantes ( vitamina A, C, E,etc.,).

        Sugestão para alimentos no período de ate 4 horas antes das atividades físicas e 4 horas após:
·       Arroz, carnes magras e frutas;
·       Queijo ou iogurte desnatado;
·       Biscoito de água e sal ou uma fatia de bolos simples;
·       Suco de frutas da época e muuiiiitaaa ÁGUA!

Referencia Eletrônica: Saúde em Movimento – Dezembro/2009. (www.saudeemvimento.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário